quarta-feira, 17 de abril de 2013

10 Anos de Admirável Chip Novo

@Megaovo facebook.com/megaovo

Há 10 anos chegava nas lojas um dos melhores discos de rock tupiniquim de tempos. Era a baiana Pitty que lançava seu "Admirável Chip Novo", um disco bacana cheio de musica boa e de qualidade,um verdadeiro lança-sucessos.

O nome do álbum veio depois da cantora ter lido o Livro Admirável Mundo Novo, no qual teve inspiração suficiente para compor a canção que, através de uma releitura do nome do livro, leva o nome de "Admirável Chip Novo".
Pitty é notada pelo seu lado "negro" e por uma composição complexa. A faixa de entrada "Teto de Vidro" trata do sistema capitalista e da curiosidade de pessoas sobre a vida de outras. "Admirável Chip Novo", "Máscara", "I Wanna Be" e "Só de Passagem" mostram a falsidade e comportamentos baixos da sociedade. "O Lobo", volta à pré-história para criticar a guerra e o ódio como características humanas e em seu refrão repete diversas vezes a célebre frase "O homem é o lobo do homem", uma clara referência ao filósofo inglês Thomas Hobbes.
As outras composições tratam de amor, vida e ordinárias ações e decisões, o que mostra mais uma característica de Pitty, que é a de compor músicas com conteúdo relevante, geralmente de crítica ou insatisfação.
O álbum foi muito bem recebido pelo público no Brasil, tendo ganho triplo disco de platina com 370 mil cópias vendidas. Diferente de muitos artistas brasileiros que realizam uma média de dois ou três singles por álbum, Pitty lançou não menos que seis singles desse álbum e todos tiveram bastante êxito. São eles, em ordem de lançamento: "Máscara", "Admirável Chip Novo", "Teto de Vidro", "Equalize", "Semana que Vem" e "I Wanna Be", sendo que este último foi lançado apenas na internet.
"Temporal" e "O Lobo" não foram lançados como singles, mas chegaram a fazer sucesso. A primeira canção foi trilha sonora da telenovela Da Cor do Pecado da Rede Globo, e alcançou a 11ª colocação no "Hot 100 Brasil". A segunda fez parte da novela Metamorphoses da Rede Record, e foi promovida com um videoclipe ao vivo.
Todos os clipes das músicas tiveram bastante sucesso na MTV Brasil, especialmente no programa Disk MTV em que obtiveram diversas vezes o primeiro lugar.



Ouça aqui o disco completo "Admirável Chip Novo" da cantora Pitty





0 comentários:

Postar um comentário