quarta-feira, 13 de março de 2013

Quarta da MPB: Rita Lee

@Megaovo facebook.com/megaovo


Nessa semana preparamos pra você um post especial com um dos maiores nomes da nossa musica, percursora do rock brasileiro, artista de opinião e determinação, assim podemos classificar Rita Lee Jones, a Rainha do Rock Tupiniquim. Então vem que agora só falta você.

A Paulista Rita Lee Jones nascida aos 31 de Dezembro 47 é uma cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira. Vendeu mais de 65 milhões de cópias de discos, a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Ao longo de sua carreira, foi premiada com mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro, 5 de diamante. Por vezes conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Rita Lee é uma das artistas que mais influenciou os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Ex-integrante d'Os Mutantes (1968-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade em geral. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina têm emplacado nas paradas de sucesso, sendo "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Esse Tal de Roque Enrow", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Reza", entre outras, as mais famosas, além de ter lançado um álbum comumente visto como fundamental na história do rock brasileiro, Fruto Proibido(1975), considerado por alguns como sua obra-prima.
Com uma carreira que quase alcança os 50 anos Rita passou da inovação e do gueto musical do final dos anos 60 e anos 70 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 80 e já cantou com praticamente todos os músicos mais prestigiados do país, de Elis Regina a Cássia Eller. Em 1976, ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro de suas mais canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. O casal se casou no civil em 1996. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que tem tocado com os pais. Rita Lee também é  vegetariana e defensora dos direitos dos animais.
Em 2010, Rita iniciou sua nova turnê, ETC..., que estreou em Belo Horizonte, na qual Rita canta sucessos que ficaram fora de seu repertório por bastante tempo como Atlântida, Vírus do Amor e Luz del Fuego. A cantora também apresentou no show um número em homenagem a Michael Jackson, com a ajuda de Nikki Goulart, um cover do cantor, porém no dia 22 de janeiro de 2012, Rita anuncia sua aposentadoria dos palcos em seu show de estreia no Circo Voador no Rio de Janeiro devido à sua fragilidade física: "Me aposento dos shows, mas da música nunca", explicou a cantora no seu Twitter.
Oficialmente, sua última apresentação que foi no dia 28 de Janeiro de 2012 no Festival de Verão de Sergipe, terminou em polêmica, quando a cantora se revoltou com uma ação policial supostamente agressiva com seu público. Acusada de desacato à autoridade, Rita Lee foi encaminhada a delegacia após o show para prestar depoimento, e liberada em seguida.

No dia 17 de maio de 2012, Rita Lee voltou aos palcos, numa festa prive, apresentando seu show no Teatro Boa Vista, em Recife. No dia 4 de Janeiro de 2013  Rita Lee fez o show que marcou sua volta aos palcos com a apresentação no Green Move Festival e em  21 de Janeiro de 2013 como uma das atrações do show "4 gerações cantam São Paulo", no vale do Anhangabaú, show que faz parte da comemoração dos 459 anos da cidade de São Paulo,sobre o show a cantora disse: "Com esse show abre-se a celebração de meus 50 anos trabalhando com música; participei de algumas bandas; tenho trocentas composições; já fiz 1 bilhão setecentos e dezenove milhões e setenta mil shows; entre outros figurinos já me vesti de noiva, boba da corte, presidiária e Nossa Senhora Aparecida; há 36 anos sou casada com Roberto de Carvalho meu maior parceiro musical e pai dos meus 3 filhos".


Ovelha Negra - Rita Lee


Então se você conhece a obra de Rita Lee continue curtindo o Rockn'n'Roll da Porra Loca e se você ainda não conhece procure conhecer a obra dessa que é uma das percursoras do rock tupiniquim e uma das maiores artistas,compositoras e interpretes do Brasil.

Viva o Rock,e Viva Rita Lee



Fonte: Wikipedia e www.ritalee.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário