quinta-feira, 7 de março de 2013

Quarta da MPB: Elis Regina

@Megaovo facebook.com/megaovo


Dando continuidade ao Projeto Quarta da MPB essa semana trazemos ate você a maior interprete que o Brasil já teve,a Pimentinha Elis Regina.


Nascida aos 17 de Março de 1945 em Porto Alegre Elis Regina Carvalho Costa foi uma grande cantora brasileira. Conhecida por sua presença de palco historica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Como muitos outros artistas do Brasil, Elis surgiu dos festivais de música na década de 1960 e mostrava interesse em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas. Seu estilo era altamente influenciado pelos cantores do rádio, especialmente Ângela Maria,e a fez ser a grande revelação do festival da TV Excelsior em 1965, quando cantou "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Tal feito lhe conferiu o título de primeira estrela da canção popular brasileira na era da TV; Transferindo-se para São Paulo em 1964, onde ficaria até sua morte, logrou sucesso com os espetáculos do Fino da Bossa e encontrou uma cidade efervescente onde conseguiria realizar seus planos artísticos, em 1967, casou-se com Ronaldo Bôscoli, diretor do Fino da Bossa, e ambos tiveram João Marcelo Bôscoli.
Elis Regina aventurou-se por muitos gêneros; da MPB, passando pela bossa nova, o samba, o rock ao jazz. Interpretando canções como "Madalena", "Como Nossos Pais", "O Bêbado e a Equilibrista", "Querelas do Brasil", que ainda continuam famosas e memoráveis, registrou momentos de felicidade, amor, tristeza, patriotismo e ditadura militar no país. Ao longo de toda sua carreira, cantou canções de músicos até então pouco conhecidos, como Milton Nascimento, Ivan Lins, Renato Teixeira, Aldir Blanc, João Bosco, ajudando a lançá-los e a divulgar suas obras, impulsionando-os no cenário musical brasileiro. Entre outras parcerias, é célebre os duetos que teve com Jair Rodrigues, Tom Jobim, Simonal, Rita Lee, Chico Buarque e, por fim, seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, com quem teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita. Mariano também ajudou-a a arranjar muitas músicas antigas e dar novas roupagens a elas, como com "É Com Esse Que Eu Vou".Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Elis Regina morreu precocemente em 1982, com apenas 36 anos, deixando uma vasta obra na música popular brasileira. Embora haja controvérsias e contestações, os exames comprovaram que havia morrido por conta de altas doses de cocaína e bebidas alcoólicas, e o fato chocou profundamente o país na época.

    
Como Nossos Pais - Elis Regina
                                                                          
Em 2012,em comemoração aos 30 anos sem Elis, a filha e também cantora Maria Rita pela primeira vez apresentou um show só com canções da mãe, um belo projeto criado pelo irmão João Marcelo que também é filho de Elis. O outro filho da cantora  Pedro Mariano também fez um projeto chamado Eles cantam Elis que reuniu no palco artistas como Chitãozinho e Xororó, Jair Rodrigues entre outros cantando as canções imortalizadas por Elis.
Uma frase descreve bem a importância de Elis “Todo Brasileiro Tem a Obrigação de Conhecer Elis Regina”

É com carinho e um aperto no peito causado pela enorme saudade da Pimentinha que temos o orgulho de redescobrir cada vez mais essa joia da nossa musica que foi Elis. 
Viva Elis.



Fonte: Wikipedia 

0 comentários:

Postar um comentário