quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quarta da MPB: TOM JOBIM

@Megaovo facebook.com/megaovo

Um dos mais conceituados estilos musicais do mundo é a nossa M.P.B (Musica Popular Brasileira) que navega entre o clássico de Villa Lobos,a Bossa de João Gilberto e Nara Leão,o Forró do Mestre Luiz Gonzaga e Elba Ramalho,o Tropicalismo de Gil e Caetano,a Baianidade de Dorival Caymmi e Mariene de Castro,o Frevo de Capiba e Nelson Ferreira,o Samba de Martinho da Vila e Paulinho da Viola,o Pop Rock do Kid Abelha e de Cazuza,a nova cara da MPB como Céu e Roberta Sá e a tradicional Musica Popular Brasileira de Chico Buarque e Elis Regina.
Tendo em vista que o Blog é bastante acessado por jovens é hora de mostrar um pouquinho desse desconhecido mundo da nossa música,uma musica que encanta a tantos aqui dentro quanto lá fora.
O dia da Semana escolhido pra isso é a Quarta-Feira,na qual iremos trazer um grande nome da nossa musica pra apresentar pra quem não conhece e reviver a memoria dos que conhecem.

E pra abrir esse "Projeto" ninguém melhor que o Mestre dos Mestres,um dos Maiores Brasileiros,o Cantor ,Compositor,Maestro,Pianista,Artista e Ser Humano incrível: TOM JOBIM  


Nascido em 25 de Janeiro de 1927 no Rio de Janeiro o carioca Antônio Carlos Jobim é considerado o maior expoente de todos os tempos da Musica Brasileira e um do criadores da Bossa Nova.
A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Chegou a cursar o primeiro ano da faculdade de arquitetura e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana,em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental,Depois da Continental, foi para a Odeon.Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes.orquestração é considerada um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das melodias e harmonias. Inclui, entre outras, Canção do Amor DemaisChega de Saudade e Eu Não Existo sem Você. A consolidação da bossa nova como estilo musical veio logo em seguida com o 78 rotações Chega de Saudade, interpretado por João Gilberto, lançado em 1959
O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra,o disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim.
Aprofundando seus estudos musicais, adquirindo influências de compositores eruditos, principalmente Villa-Lobos e Debussy, Tom Jobim prosseguiu gravando e compondo músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz (Stone Flower) e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira.
Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte, em dezembro, de parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.
Tom Jobim era doutor «honoris causa» pela Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim junto ao Congresso Nacional por uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro,Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada e pessoalmente coordenada pelo crítico Ricardo Cravo Albin.


Em 25 de janeiro de 2011, dia em que Tom Jobim completaria 84 anos, o Google alterou o logo da sua página inicial em homenagem a Tom.
Junto com Carmem Miranda,Tom Jobim é um dos brasileiros mais conhecido e respeitado internacionalmente.
Ao Mestre Tom,com Carinho.

Fonte Wikipedia e Tom Jobim - Site Oficial UOL Personalidades

0 comentários:

Postar um comentário