quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curiosidades : Universidade nos EUA divulga resultado de transplante de face sete meses após a cirurgia


Richard, antes e depois da cirurgia | Foto: Reprodução / Mail Online 

O Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, divulgou nesta terça-feira o resultado de um transplante de face realizado há sete meses. A equipe médica acredita que foi o maior já feito no mundo. Um americano da Virgínia foi submetido à cirurgia de 36 horas, e agora já consegue se alimentar pela boca, sentir o gosto da comida e os odores, coisa que não podia fazer antes.

A cirurgia de Richard Lee Norris aconteceu em março. De acordo com informações da rede americana NBC, a equipe médica fez o possível para deixar o rosto do paciente o melhor possível, do ponto de vista estético. O transplante incluiu ainda a substituição de dentes, língua, pele, maxilar, nervos, tecidos, músculos e couro cabeludo.
Richard bem depois da cirurgia Foto: Reprodução / Mail Online

- Pelos últimos 15 anos, eu vivi recluso, me escondendo atrás de uma máscara cirúrgica, fazendo as minhas compras à noite, quando há menos gente em volta - declarou Norris, em um comunicado liberado pela universidade. - Eu agora posso caminhar ao lado das pessoas, e ninguém repara em mim. Meus amigos seguiram com as vidas deles, formaram famílias e carreiras. Agora eu posso começar a trabalhar na nova vida que me foi dada.

Richard Norris se feriu em um acidente com uma arma em 1997, e não conseguia sentir o cheiro ou gosto das coisas desde então. Segundo os médicos, agora a função motora do lado direito do rosto do americano é 80 % normal, enquanto do lado esquerdo ele recuperou 40% dos movimentos.
Richard antes do acidente Foto: Reprodução / Mail Online

O transplante foi liderado pelo Dr. Eduardo Rodriguez, cirurgião plástico, professor da Escola de Medicina da Universidade de Maryland.

- Richard está superando minhas expectativas, tão pouco tempo depois da cirurgia, e ele merece muito crédito pelas incontáveis horas praticando as funções da fala fortalecimento dos novos músculos faciais. Ele é um dos indivíduos mais corajosos e comprometidos que conheço - declarou Rodriguez.

0 comentários:

Postar um comentário