domingo, 25 de agosto de 2013

[LISTANDO] Ignorados pelo 'VMA'

@Megaovo facebook.com/megaovo
Quando se fala em música, a MTV é um dos primeiros nomes que surgem em nossas mentes, afinal de contas, é um dos maiores e mais relevantes canais voltados à primeira arte, e por ser uma das principais emissoras dessa área, produz a cerimônia mais importante quando se fala de clipes.

O ‘Video Music Awards’ premia os maiores destaques da indústria de videoclipes há quase 30 anos, e é conhecido além pelas polêmicas, por consagrar também nomes importantes quando se fala em videoclipes como Michael Jackson, pioneiro nessa arte, Madonna, a maior vencedora da história da premiação, Beyoncé, dona do prêmio de 'Clipe do Ano' pelo lendário "Single Ladies", e Lady Gaga, que só em 2010 levou 8 prêmios para casa com o icônico ''Bad Romance"; mas nem sempre quem realmente merece é quem leva no fim das contas.

Como agradar a todos é uma tarefa extremamente difícil, todos os anos a emissora enfrenta duras criticas aos seus indicados, já que muitas vezes nomes que se destacaram de forma gigantesca são simplesmente esquecidos ou ignorados pela premiação (basta lembrar do Black Eyed Peas em 2009, Rihanna em 2011, e por ai vai!). 

Já que o ‘VMA’ de 2013 acontece hoje, 25, resolvemos listar os 10 clipes que tinham tudo para concorrem em pelo menos uma categoria da festa, mas foram simplesmente deixados para trás. Confira abaixo: 

Nicki Minaj feat. Lil Wayne - "High School"

Data de lançamento: 02 de Abril de 2013
Diretor: Benny Bloom
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Clipe de Hip-Hop

Quando se fala em clipes, Nicki Minaj não é nenhuma expert, pelo contrário, suas produções muitas vezes são motivo até de risada, mas aqui em "High School", a rapper mostrou que consegue fazer um clipe bem produzido tecnicamente, contando uma história que faça sentido, e com um resultado satisfatório. Talvez esse era o momento certo de Nicki ser reconhecida por um videoclipe.

Pink - "Try"

Data de lançamento: 10 de Outubro de 2012
Diretor: Floria Sigismondi
Poderia ter sido indicado em: Melhor Coreografia, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Clipe Pop, Melhor Clipe Feminino, Clipe do Ano

"Try" pode ter sido lançado em Outubro do ano passado, mas até hoje Pink não recebeu um prêmio formal por ter produzido um dos clipes mais interessantes e bem feitos desses últimos doze meses. A cantora foi indicada por "Just Give Me A Reason" com Nate Ruess em ‘Melhor Colaboração’, mas o artista não precisa concorrer com um só clipe por edição do 'VMA', poderia muito bem ter sido lembrada por esse outro vídeo, que possui uma das coreografias mais bem elaboradas e uma direção excepcional. "Try" seria uma pedra no sapato para os outros concorrentes.

Christina Aguilera - "Your Body"

Data de lançamento: 28 de Setembro de 2012
Diretor: Melina Matsoukas
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Clipe Pop, Melhor Clipe Feminino

O fracasso comercial de Christina Aguilera não deveria ter sido levado em consideração na hora de escolher os indicados. "Your Body" pode não ter emplacado nos charts e nem nas rádios, mas tem um dos clipes mais legais do último ano, com uma história que não é nova, mas que trás uma serial killer apaixonante e que aqui foi empregada de forma excelente, onde os efeitos usados, associados ao enredo, só engrandecem a produção. O fator tempo pode ter pesado, já que saiu em Setembro de 2012, mas isso não é motivo para ter sido esquecido.



Calvin Harris feat. Florence Welch - "Sweet Nothing"

Data de lançamento: 20 de Setembro de 2012
Diretor: Vincent Haycock
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Clipe Pop, Clipe do Ano

Depois de ter ganhado o prêmio de 'Video do Ano' em 2012 ao lado de Rihanna pelo excelente vídeo de "We Found Love", Calvin Harris não foi esquecido pela produção do evento em 2013, mas talvez tenha sido lembrado pelo material errado. "I Need Your Love" com Ellie Goulding foi indicada em 'Melhor Colaboração', mas quem deveria estar concorrendo pelo Astronauta de Prata era outra britânica. "Sweet Nothing" com Florence Welch é inegavelmente melhor que "I Need Your Love" e se tornou um dos maiores hits da carreira do DJ, com um clipe visualmente impecável, e uma história interessante, além ainda de Florence se despindo em um palco e mostrando que seu amor não estava lhe dando nada além de tristeza.

Paramore - "Now"

Data de lançamento: 13 de Fevereiro de 2013
Diretor: Daniel "Cloud" Campos
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhor Clipe de Rock

Indicados três anos seguidos, 2008, 2009 e 2010 por "Crushcrushcrush", "Decode" e "Ignorance" respectivamente, o Paramore nunca ganhou um prêmio na cerimônia, mas talvez em 2013 isso pudesse ser diferente. "Now" pode ter alcançado um desempenho fraco nos charts, mas seu clipe tem um final surpreendente e emocionante, que se encaixa perfeitamente na história proposta por Hayley e seus companheiros. E toda essa qualidade era o suficiente para fazer o trio levar a melhor em no mínimo uma categoria.

Ciara - "Body Party"

Data de lançamento: 22 de Abril de 2013
Diretor: Director X
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Coreografia, Melhor Clipe Feminino e Melhor Clipe de Hip-Hop

Depois de muito tempo, Ciara conseguiu emplacar um sucesso no mercado americano novamente, e isso não deveria ter sido deixado de lado pela produção do 'VMA'. "Body Party" não é inovador, excepcional ou digno dos maiores prêmios de forma alguma, pelo contrário, é um clipe simples mas que cumpre bem o seu papel de divulgar a música e ainda acrescenta mais por ser extremamente bonito de se ver. Director X é conhecido por usar sempre da mesma fórmula em seus clipes, mas aqui, menos se tornou mais.



Rihanna - "Diamonds"

Data de lançamento: 09 de Novembro de 2013
Diretor: Anthony Mandler
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Clipe Feminino e Melhor Clipe Pop

"Diamonds" também é do fim de 2012, mas não merecia ter ficado de fora da premiação. Rihanna já foi esquecida pela MTV em outras ocasiões, como em 2011, e agora em 2013 aparece apenas com "Stay" em 'Melhor Clipe Feminino'. "Diamonds" seria uma escolha muito mais inteligente, já que é um clipe extremamente bem produzido, bonito, com uma mistura de imagens que no fim funcionam de forma brilhante, e a musica ainda se tornou um dos maiores sucessos da cantora, e convenhamos, “Stay” não tem força o suficiente para concorrer com Taylor Swift e Pink na categoria onde foi indicado. 

Lana Del Rey - "Ride"

Data de lançamento: 12 de Outubro de 2013
Diretor: Anthony Mandler
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Cinematografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Clipe Feminino, Melhor Novo Artista, Clipe do Ano

E falando em 'Melhor Clipe Feminino', ta aí quem realmente merecia ter levado o Astronauta de Prata para casa esse ano! Lana Del Rey produziu um dos clipes mais fantásticos dos últimos anos. "Ride" é um curta-metragem digno de todos os prêmios que leva os telespectadores em uma viagem ao interior fantasioso da cantora, e que não peca em nada pela qualidade técnica e visual, o que lhe renderia todos os prêmios em categorias técnicas.

Selena Gomez - "Come & Get It"

Data de lançamento: 07 de Maio de 2013
Diretor: Anthony Mandler
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Clipe Feminino, Clipe do Ano (concorre em Melhor Clipe Pop)

Uma das únicas produções que tinham força o suficiente para competir com Lana Del Rey em categorias técnicas era “Come & Get It”. A música é um dos maiores sucessos nos EUA em 2013, e o clipe não fica pra trás. Selena trouxe uma maturidade maior em seu novo CD, e isso foi refletido nesse clipe, que pode ser associado facilmente a produções de Rihanna, mas não perde nenhum ponto em sua qualidade por isso. Aqui, os quatro elementos naturais foram utilizados de forma inteligente e bonita, com um resultado final que agrada a todos e que merecia ser lembrado de mais formas.

Will.i.am feat. Britney Spears - "Scream & Shout"

Data de lançamento: 29 de Novembro de 2012
Diretor: Ben Mor
Poderia ter sido indicado em: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Clipe Pop, Melhor Colaboração, Clipe do Ano

Para encerrar o ‘Listando’ ninguém melhor que Britney Spears. Ao lado de Will.i.am, a cantora emplacou o que pode ser considerado o maior sucesso solo do líder do Black Eyed Peas. Com um clipe simples, porém bem produzido, a música só ganhou mais força ainda nos charts, consolidando-a como um dos hits de 2012/2013. Britney pode ser um dos nomes mais recorrentes quando se fala em ‘VMA’ (“I’m A Slave 4 U” em 2001, beijo com Madonna em 2003, “Gimme More” em 2007, e até uma homenagem em 2011 entregue por ninguém menos que Jo Calderone, alter ego de Lady Gaga), mas para 2013 a MTV não quis incluir a diva em nenhuma de suas categorias. Um clipe simples, bem feito, e que tinha tudo para sair como o maior destaque da premiação esse ano.



O 'Video Music Awards' desse ano acontece hoje, dia 25, diretamente do Brooklyn, com performances confirmadas de Lady Gaga, Katy Perry, Robin Thicke, Justin Timberlake, Macklemore & Ryan Lewis, Drake, Daft Punk, Kanye West, Miley Cyrus, One Direction, e até uma reunião do *NSYNC no palco da festa está sendo esperada.

portalfamososbr

0 comentários:

Postar um comentário