sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lincoln, um filme Chato ou Difícil ?


Antes de assistir o filme "Lincoln", que estreou nesta sexta, 25, é bom que você espectador dê uma passada na Wikipédia e fique por dentro dos personagens e situações que habitam o drama indicado a 12 estatuetas no Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado (Tony Kushner). É interessante ter uma certa familiaridade com o que acontece no filme ou tudo vai parecer uma chatice incompreensível ou uma lição de historia pertinente somente aos norte-americanos. O próprio Steven Spielberg já falou que Lincoln pode parecer difícil para quem não tem o domínio da língua inglesa – o filme é longo (160 minutos), teatral e basicamente só tem diálogos, sem nenhuma ação.

"Lincoln" não é exatamente uma biografia, é mais um tratado de como exercer a política. O filme se passa em 1865, cobrindo apenas os últimos quatro meses da vida do 16º Presidente dos Estados Unidos. O Norte, presidido por Lincoln, está prestes a vencer a guerra, mas antes de a paz ser assinada, ele precisa passar no Congresso norte-americano a 13º emenda que abole a escravidão no país. Ele sabe que depois de o Sul ser reincorporado à União e voltar a ter direito de voto no congresso, seria muito mais difícil libertar os escravos.“Lincoln” trás um dos momentos mais belos da história norte-americana que é a abolição da escravatura, numa nota de engrandecer, talvez o maior feito do Ex Presidente.
O filme tem um andamento lento, mas isso é intencional. Spielberg segue o ritmo de trabalho do Presidente: moroso, paciente e contemplativo. Lincoln, o presidente, olha para um quadro maior e quer resolver as coisas para reconstruir o país.
Daniel Day-Lewis, que nunca é capaz de oferecer uma performance ruim, é favorito ao Oscar de melhor ator. O resto do elenco é formado apenas por atores notáveis, como Tommy Lee Jones no papel do abolicionista Thaddeus Stevens e de Sally Field como Mary Todd, a complicada esposa de Lincoln. Assim como Day-Lewis, Field e Jones também foram indicados ao Oscar.
Aos Amantes de Cinema e de História “Lincoln” é um prato cheio, mas para aqueles que buscam ação e cenas “cabulosas” como no ótimo “Abaram Lincoln Caçador de Vampiros”  já fique avisado que o filme é bem morno e pode deixar no ar a pergunta se é de fato “Um Filme Chato ou Difícil ?”
Trailer do Filme "Lincoln" de Steven Spielberg

0 comentários:

Postar um comentário