quarta-feira, 24 de julho de 2013

Morre Dominguinhos,o Maior Sanfoneiro do Brasil

@Megaovo facebook.com/megaovo

Após começo com ritmos nordestinos o músico Dominguinhos que transitou entre muitos estilos faleceu nesta terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em SP.



Ele era um adolescente de 16 anos, chegado ao Rio de Janeiro havia pouco que de repente ganha a bênção do Rei do Baião ao ser chamado pelo próprio de “herdeiro artístico”. Não poderia ter começado de maneira mais certeira a carreira musical de Dominguinhos, o sanfoneiro nascido José Domingos de Morais, em Garanhuns, Agreste pernambucano, no dia 12 de fevereiro de 1941

“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco ‘Forró no escuro’ [1958] quando me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos, em entrevista ao G1, durante os festejos do centenário de Gonzaga, em dezembro do ano passado.


Em meados dos anos 1980, Dominguinhos viu sua popularidade crescer em nível nacional. "De volta pro meu aconchego", composta em parceria com Nando Cordel e gravada por Elba Ramalho, e "Isso aqui tá bom demais", assinada junto com Chico Buarque, e gravada pelos dois, fizeram parte da trilha sonora da novela "Roque Santeiro", da TV Globo, um sucesso absoluto entre 1985 e 1986. Temas dos personagens Roque Santeiro e Sinhozinho Malta, respectivamente, as canções ganharam milhares de ouvintes, levando o nome de Dominguinhos país adentro.

Prêmios e honrarias não foram poucos ao longo de praticamente 60 anos de carreira: em 2002, o CD “Chegando de mansinho” deu a Dominguinhos seu primeiro Grammy Latino. “Conterrâneos”, CD solo gravado em 2006, conquistou o Prêmio Tim em 2007, na categoria cantor regional. Em 2008, Dominguinhos foi o homenageado do Prêmio Tim de Música Brasileira e, dois anos depois, venceu o Prêmio Shell de Música. Este ano, o disco “Iluminado” deu ao sanfoneiro pernambucano mais um Grammy Latino, na categoria raízes brasileiras -  uma classificação mais do que digna para uma estrela da música brasileira, defensor e renovador de suas raízes nordestinas.

E hoje é com tristeza que nos despedimos desse que foi sem duvida um dos artistas mais importantes da musica brasileira,um artista que seguiu o que o Rei Gonzaga ensinou e continuou mostrando a beleza do nordeste mundo a fora.
Descanse em Paz grande Mestre Dominguinhos


                                     
 "Amigos a gente encontra
O mundo não é só aqui
Repare naquela estrada

Que distância nos levará...
Quem me levará sou eu
Quem regressará sou eu"
(Quem me levará sou eu - Dominguinhos)


Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário