Pages - Menu

Pages

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Do Rock ! Top10 : Conheça 10 promessas do rock para 2012

De acordo com várias publicações internacionais o rock tem grandes chances de voltar ao gosto popular (leia-se da massa) no ano de 2012. Arriscar quais bandas ou artistas podem estourar durante um ano é uma tarefa muito delicada e que conta quase sempre com a sorte. Mesmo com álbuns elogiados, bons singles e clipes bem trabalhados é impossível dizer com propriedade se aquele grupo ou esse gênero fará a cabeça de uma geração. No entanto, as publicações, músicos e DJs antenados nas cenas underground tentam captar aquilo que melhor representa determinada época ou simplesmente um movimento bacana. Seguindo essa lógica, listo aqui algumas bandas – nem todas são novatas e algumas são deveras conhecidas – que podem ou estão começando a chamar a atenção de um público maior. Se elas irão "bombar" mesmo, só o tempo dirá.
Ritzy Bryan (), Christopher Owens () e Ellery Roberts ()
Pra começar, eu poderia ter feito uma lista com mais de cinquenta bandas e artistas interessantes, mas tentei resumir tudo isso em apenas dez, o que pode acabar sendo injusto com algumas. Optei por não pôr bandas como Cage The Elephant, Foster The People, Yuck ou The Vaccines, pois algumas já são figurinhas carimbadas na programação de canais de clipes, premiações, e diversos singles nos charts da Billboard e que já comentamos bastante aqui no Portal Rockline. Tem rock pra todos os gostos. Do metal "fanfarrão" do ao rock às vezes psicodélico do Girls. Dos brasileiros do ao pop rock do . Confira aí!

O Tribes é uma banda britânica de Camden, Londres, formada em 2010 por Johnny Lloyd (vocal e guitarra), Dan White (guitarra), Miguel Demelo (bateria) e Jim Cratchley (baixo). Lançaram dois EPs e o single "Sappho" em 2011. Em janeiro de 2012 lançaram o primeiro álbum de estúdio intitulado "Baby" e o single "We Were Children" no dia 9 de janeiro. A banda estará no "NME Awards 2012 Tour" com a Azealia Banks (que participou do novo single do Scissor Sisters), Metronomy e a atração principal Two Door Cinema Club. Serão 12 datas percorrendo o Reino Unido. O Tribes faz um indie rock mais sujo que o comum, que lembra bandas oitentistas como The Cure – inclusive no visual à la Robert Smith do vocalista. Confira o vídeo de "Sappho":



O Spector é uma banda de rock alternativo britânica que começou a chamar a atenção dos jornalistas especializados no começo de 2011, no entanto somente agora foi listada entre as grandes apostas para 2012. Fred Macpherson (vocal), Christopher Burman (guitarra), Thomas Shickle (baixo), Jed Cullen (guitarra e sintetizador) e Danny Blandy (bateria) formam o Spector. Os próprios integrantes afirmam que a sonoridade produzida por eles é "algo entre Roxy Music e Strokes, The Killers e Kanye West, Pulp, R&B e Frank Sinatra". Em novembro de 2011, eles se apresentaram no programa "Later… with Jools Holland", tocando três faixas que serão lançadas no primeiro álbum da banda esse ano. O Spector irá abrir uma série de shows do Florence + The Machine em março de 2012, no Reino Unido.

Girls
O Girls, formado por Christopher Owens, vocalista e principal compositor, e Chet "JR" White, que além de tocar baixo é o produtor do grupo, tem sido aclamado pela crítica musical, comparado pelo The New York Times com artistas do nível de Elvis Costello e Buddy Holly. O último álbum da banda "Father, Son, Holy Ghost", ficou entre os 30 melhores álbuns de 2011 – especificamente no 19º lugar – na soma entre 120 listas renomadas. O som remete ao rock feito nas décadas de 60 e 70, com momentos mais pesados e psicodélicos ("Die") e outros voltados ao rock progressivo ("Vomit").

Grouplove
Se tem uma banda atual de indie rock que sabe misturar na dose certa o experimentalismo com a música pop com êxito esse grupo é o Grouplove, da Califórnia. A banda é formada por Hannah Hooper (vocal e teclado), Christian Zucconi (vocalista e guitarra), Sean Gadd (baixo), Andrew Wessen (guitarra) e Ryan Rabin (batera). Uma curiosidade, Ryan é filho do músico Trevor Rabin, guitarrista da banda britânica Yes (pra quem não conhece ou não lembra, o Yes é dono desse mega hit aqui). O Grouplove já fez um barulhinho em 2011, lançou diversos clipes e estreou o single "Tongue Tied" no 78º lugar no Hot 100 da Billboard, em dezembro. A faixa faz parte do elogiado "Never Trust a Happy Song", que figurou em diversas listas de melhores álbuns do ano.


No Heavy Metal, o Mastodon já está no quinto álbum de estúdio, entretanto, só agora começaram a sair do nicho headbanger para o mainstream. Troy Sanders (vocal e baixo), Brent Hinds (vocal e guitarra), Bill Kelliher (guitarra) e Brann Dailor (bateria e vocal) conquistaram o topo dos melhores álbuns de 2011 na revista norte-americana Kerrang! com o "The Hunter"(2011). O mesmo álbum foi comparado por alguns críticos com o "Black Album" do Metallica. "Curl of the Burl", primeiro single do disco, foi nomeado ao Grammy com "Melhor Performance de Metal/Hard Rock". Alguns jornais brasileiros noticiaram recentemente que a banda tem planos de tocar no Brasil em 2012.

Madame Saatan
O Madame Saatan já foi notícia aqui no Rockline com seu último vídeo e promete alcançar mais fãs durante esse ano. Liderada pela vocalista Sammliz e formado em 2003 em Belém do Pará, o Madame lançou ano passado seu segundo álbum de estúdio, "Peixe Homem". Além de Sammliz, a banda conta com Ed Guerreiro (guitarra), Ícaro Suzuki (baixo) e Ivan Vanzar (bateria). O último clipe da banda “Respira”, foi dirigido pela dupla americana P.R. Brown e Jaron Presant, que já trabalhou com bandas como Smashing Pumpkins, Evanescence e Slipknot. O novo disco encontra-se disponível para download gratuito no site oficial da banda e foi elogiado pelas publicações Rolling Stone Brasil e Billboard. O som da banda é de peso e não deixa nada a desejar se comparado com bandas gringas. Metal brazuca e de qualidade!


Os rapazes do Howler são de Minnesota, Estados Unidos, e lançaram seu primeiro álbum "America Give Up", no dia 17 de janeiro, pela gravadora Rough Trade, a mesma do grupo feminino Warpaint, mas já liberaram via streaming gratuitamente todas as músicas. A banda faz um rock dançante, com um som próximo de algumas faixas mais pesadas do Strokes e com pitadas de surf rock. Os integrantes são Jordan Gatesmith (vocal e guitarra), Brent Mayes (bateria), Ian Nygaard (guitarra), Max Petrek (teclado), e France Camp (baixo). O Howler fará diversos shows pelo Estados Unidos, Europa e Japão, voltando para o país de origem onde tocarão em Nova York e no mega festival Coachella. O vocalista Jordan entrou na lista de 50 pessoas mais "cool" de 2011 da NME, e o Howler foi nomeado a terceira melhor banda revelação de 2011, pela mesma revista.

Five Finger Death Punch
Quem disse que quem curte e toca metal só pode fazer clipes soturnos e de temática pouco acessível? Os californianos do Five Finger Death Punch estão ai para provar o inverso. O clipe de "Under And Over It", do último álbum "American Capitalist", tem tudo que um vídeo de hip hop poderia ter: mulheres bonitas, piscinas cheias de luzes de neon, bebida alcoólica e carros em alta velocidade. "American Capitalist" vendeu 90 mil cópias só na primeira semana, alcançando o terceiro lugar no Billboard 200 e ficando entre os 25 discos de rock mais vendidos em 2011. O álbum foi produzido por Kevin Churko, que tem no currículo Ozzy Osbourne, Hinder e Slash. A banda é formada por Ivan Moody (vocal), Jason Hook (guitarra), Zoltan Bathory (guitarra), Chris Kael (baixo) e Jeremy Spencer (bateria). A sonoridade das faixas é algo bem próximo do metal feito pelo Slipknot e Avenged Sevenfold.

The Joy Formidable
O Joy Formidable é formado pela bela Ritzy Bryan (vocal e guitarra), Rhydian Dafydd (baixo) e Matt Thomas (bateria). A banda já frequentou de maneira discreta a parada da Billboard na Rock Songs com os singles "Whirring" e "A Heavy Abacus", ambos do álbum "The Big Roar". Tendo também participado da trilha sonora do último filme da saga "Twilight"(Crepúsculo) com a faixa "Endtapes" que abre o disco e encerra o filme "The Twilight Saga: Breaking Dawn". Em 2011 os festivais Lollapalooza (Chicago), Reading e Leeds na Inglaterra contaram com a presença da banda, que também abriu alguns shows do Foo Fighters. Em outubro do ano passado tocaram ao vivo a faixa "Whirring" no famoso "Late Show with David Letterman".

WU LYF
Entre todas as bandas citadas anteriormente com certeza o WU LYF (pronuncia-se Woo Life, que significa "World Unit! Lucifer Youth Foundation") é o mais bizarro, mas nem por isso o menos interessante. Formado em Manchester, na Inglaterra, a banda surgiu cheia de mistérios. Os integrantes, Evans Kati (vocal e guitarra), Thomas David Francis McClung (vocal, baixo e guitarra), Ellery James Roberts (vocal e órgão) e Joseph Louis Harlan Manning (bateria e piano), não são rapazes de muitas palavras, são um tanto introspectivos. Algo que fica entre a timidez e arrogância para alguns. O primeiro álbum "Go Tell Fire to the Mountain", foi gravado numa igreja e teve resposta unânime da crítica especializa, colocando-os entre os melhores álbuns de 2011. A banda faz um rock experimental intenso e se apresentou recentemente no programa norte-americano "Late Show with David Letterman", do canal CBS tocando a faixa "Heavy Pop" e deixando o palco antes mesmo que o apresentador encerrasse falando sobre o álbum da banda. No mínimo hilário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário